Olá! Meu nome é Hemeterio e este blog é para apresentar o projeto do meu novo livro de cartuns, “O Livro das Putas”. Será meu quarto livro. Os trabalhos foram concluídos recentemente e o livro ainda se encontra sem editora. Nos posts abaixo, vou mostrar uma amostra dos desenhos do livro e as novidades sobre a publicação.


Para maiores informações, baixe o press release do livro.

 

 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dona Audrey quadriculada



Acabei de entregar o desenho do Olinto, aqui em casa mesmo. Assim, todos os desenhistas receberam seu original, como uma pálida retribuiçao pelo trabalho de cada um deles.

E voce, caro leitor? Gostaria de ganhar um original também? Vou fazer uma promoçao e o vencedor também vai ganhar um desenho emoldurado, que tal? Preciso apenas de dicas pro "concurso", digamos assim. Que sugerem?

domingo, 17 de janeiro de 2010

Festivus

Organizamos um pequeno almoço (em Portugal, um "pequeno almoço" é o café da manha, mas tergiverso) lá no Maria Bonita, com dois dos desenhistas que colaboraram com O Livro das Putas. Sao eles os amigos Joao Belo e Fernando França, que em troca de suas belas ilustraçoes, ganharam dois originais meus do livro. Acreditem, a troca foi vantajosa - mas para mim.



Joao Belo, eu e o Fernando, num arremedo de Ceia Larga, tendo ao centro um Jesus gordo e doidao. O que me faz pensar que se Jesus fosse obeso, nao teriam crucificado o gajo, pois nao haveria ninguem disposto a erguer tanto peso num feriado. Talvez tivessem apenas dado uma surra no sujeito e mandassem-no pra casa, o que livraria o mundo de uma... onde eu estava mesmo? Ah, sim, O Livro das Putas.



Joao Belo e o quadro ainda embalado. Ja contei que eu simplesmente adoro fazer pacotes?



Fernando e seu presente, que aliás, foi o primeiro desenho feito para O Livro das Putas, em 5 de novembro do já distante 2007.



Tarso Bessa, Joao Belo, Hemeterio e Fernando França, lá no Maria, sábado passado. E que belo cajueiro, hein?

Ah, nao esqueçam de conferir aqui mesmo vinte dos duzentos desenhos para O Livro das Putas. Seguem abaixo ou no link das postagens anteriores, ok?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Almoço festivo



Como voces sabem, pedi a cinco amigos desenhistas um trabalho de cada. Foram justamente as ilustraçoes dos meus contos de humor pr´O Livro das Putas, e ficaram todas sensacionais. Em retribuiçao, cada um escolheu de presente um original do livro, autografado e com uma dedicatória calorosa e caloricamente diabética. Vamos nos reunir esse sábado, dia 16, para um almoço festivo regado a muita Bohemia, la no Maria Bonita. Daí daremos umas risadas, contaremos lorotas e eu entregarei os presentes, solenemente. Solenemente bebado. Será bem divertido.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Puta nº 1


Puta nº 11


Puta nº 29


Cartum vencedor do 19º Salão Carioca de Humor (2008).

Puta nº 47


"Holly Golightly", em Bonequinha de Luxo (1961).

Puta nº 48


Mas é um livro sobre putas?

Sim! A idéia em “O Livro das Putas” foi ao mesmo tempo celebrar, criticar e expor esse universo meio oculto, quase tabu, que é o mundo da prostituição. Seja em painéis que retratam a coisa como é, ou usando o ato apenas como metáfora. Claro, tentei fazer isso com bom humor, uma certa cumplicidade boêmia, e até mesmo uma pitada de crítica social quando necessário.

O livro se divide em duas partes. A primeira é essa que vocês estão vendo aqui. No livro, ela se chama “Crestomatia Hetairas”. São 200 cartuns em preto e branco, todos produzidos originalmente para esse livro. Eles seguem o tema central e exploram diversos estilos: além de ilustrações de um quadro grande, há também quadrinhos, tiras cômicas, paródia e até caricaturas de personagens consagradas no cinema.

A segunda parte do livro é um conjunto de cinco contos de humor que escrevi e cada um foi ilustrado por um desenhista convidado. Por exemplo, meu conto "Sexweek" foi ilustrado pela desenhista Chiquinha (que publica na Folha de São Paulo, entre outros). Foi uma maneira que achei de juntar uma turma boa em torno do projeto.

Puta nº 52


Puta nº 56


Puta nº 72


Puta nº 77


Puta nº 88


Puta nº 93


Puta nº 100


Puta nº 112


Puta nº 129


Puta nº 152


Livro IV

Talvez vocês não saibam, mas "O Livro Das Putas", ao ser publicado, será o meu quarto livro solto no mundo.

Antes dele, eu co-autorei “Chibata — João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil” (2008, Editora Conrad). Quatro anos antes, veio outro livro de cartuns, “Garatujas” (2004, Editora Heartbooks). E essa história toda começou há muito tempo atrás com o livro “Desenhos” (1993, independente/Imprensa Universitária da UFC).



Puta nº 161




Puta nº 163


Puta nº 172


Puta nº 181


Puta nº 192





segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Press Release

Editores interessados em publicar "O Livro Das Putas" podem obter maiores informações consultando o press release do livro, baixando o mesmo em formato pdf.

Press release "O Livro Das Putas"